top of page

Conheça as Práticas Integrativas

  • Foto do escritor: Dra. Sheila Campos
    Dra. Sheila Campos
  • 26 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de abr. de 2021


As Práticas Integrativas e Complementares (PICS), são recursos terapêuticos que integram o conjunto de tratamentos do paciente, proporcionando equilíbrio físico, psíquico, fisiológico e bioquímico para

prevenir diversas enfermidades.


A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi oficializada no Brasil em 2006, após aprovação unânime pelo Conselho Nacional de Saúde, e atualmente são reconhecidas 29 práticas integrativas, são elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Medicina antroposófica aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de florais, Crenoterapia e Yoga.

As PICS, que utilizamos aqui no Instuto Sheila Campos são:

  • Reiki - é uma terapia integrativa em que o terapeuta (ou mestre reikiano) estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, visando melhorar o fluxo de energia e remover os bloqueios, pode permitir o relaxamento, reduzir a dor, acelerar a cicatrização e diminuir outros sintomas de diversas doenças.

  • Aromaterapia - é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, asma ou resfriado, promover o bem-estar e fortalecer as defesas do corpo. Essa terapia pode ser feita por inalação, aromatizador, evaporização, massagem, sprays, vaporização e banhos.

  • ThetaHealing - consiste em um exercício de meditação e visualização por meio do qual se acessa a onda cerebral Theta, ela atua na parte da mente que retém memórias e sensações, sendo, assim, é responsável pelas atitudes, comportamentos e crenças. Esta técnica permite que o paciente tenha facilidade de liberar traumas e bloqueios, aliviar a ansiedade e estresse, aumentar energia e disposição.

  • Barra Acess - é uma terapia integrativa que utiliza os 32 pontos ao redor da cabeça por onde a nossa energia flui, na sessão esses pontos são tocados levemente liberando o fluxo de energia e permitindo o acesso à consciência, num princípio de harmonização energética. Durante a sessão, o paciente costuma entrar num profundo estado de relaxamento, por muitas vezes chegando adormecer. Ajuda com problemas como ansiedade, depressão e frustração.

  • Acupuntura - é uma terapia que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, baseia-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza. Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

  • Ozonioterapia - consiste num processo em que é administrado gás de ozônio no corpo para tratar alguns problemas de saúde. Tem um efeito de melhora da oxigenação dos tecidos, assim como fortalecimento do sistema imune. Devido às suas propriedades, esta é uma terapia que pode ser sugerida no tratamento de problemas como artrite, dor crônica, feridas infectadas, atraso da cicatrização, tratamento de câncer e aids por exemplo. O tratamento deve ser realizado um profissional de saúde, aplicando o ozônio localmente ou injetando via intravenosa, via intramuscular ou por insuflação retal. A terapia com ozônio funciona interrompendo processos não saudáveis no corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas se houver uma infecção, ou impedindo alguns processos oxidativos, podendo por isso ser usado para melhorar diversos problemas.

IMPORTANTE: As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.


 
 
 

Comentários


bottom of page